Como reduzir a conta de luz da minha empresa?

Início / Como reduzir a conta de luz da minha empresa?

Pensar em soluções para reduzir o consumo de energia elétrica em uma empresa é uma das medidas mais essenciais para qualquer negócio. Sim, saber como reduzir a conta de luz já não é um interesse exclusivo do setor doméstico a muito tempo.

Entre os setores que mais consomem energia no País, além de grandes indústrias como a automobilística e metalúrgica, encontram-se também os segmentos de hospitais, hotéis, shopping centers e alimentos em geral, como supermercados, bares e restaurantes – estes últimos especialmente devido ao uso massivo de refrigeradores, ar-condicionado e iluminação.

As melhores soluções de como economizar energia vão desde medidas simples até mudanças significativas de estrutura e gestão. Confira 5 dicas:

1 – Troque equipamentos

Normalmente, os equipamentos mais antigos gastam mais energia tanto naturalmente, assim como devido a alguma falha que faz com que a máquina “exija” mais energia. Faça um bom levantamento das condições dos seus equipamentos, pesquise quais versões mais novas estão no mercado e, se for possível, faça essa troca como um bom investimento para a médio e longo prazo. Outra recomendação bastante eficiente é a substituição de lâmpadas incandescentes pelas do tipo LED, o que pode gerar uma economia de até 90% dos gastos com iluminação.

2 – Invista em sistemas de automação

Os avanços tecnológicos são sempre pensados, à princípio, para se tornar os nossos grandes aliados, não é mesmo? Um bom exemplo são os sistemas de automação de equipamentos, idealizados para facilitar em uma série de atividades, como aumento de produtividade e diminuição de custos. No caso da performance de equipamentos, é possível investir em sistemas de controle e automação para a iluminação e uso do ar-condicionado, por exemplo.

3 – Aproveite a ventilação natural

Se antes esse assunto era debatido em nichos mais fechados, hoje já se tem muito mais consciência: a pandemia mostrou ao mundo a importância da ventilação natural nos ambientes, um dos recursos mais fundamentais para evitar a disseminação da Covid-19 e outras doenças, e que também garante um ar de muito mais qualidade. Além disso, é uma ótima estratégia para a economia de energia elétrica, já que reduz a necessidade de uso de ar-condicionado. Se for possível fazer adequações na sua empresa, você pode investir em uma nova distribuição de portas e janelas que permitam uma boa circulação de ar, por exemplo. E se o seu negócio ainda está no papel e você pretende construir o edifício, tem ainda mais possibilidades em mãos, como fazer um bom estudo geográfico para o definir o posicionamento de toda a estrutura.

4 – Fique de olho nas cores do ambiente

As cores do ambiente interferem diretamente na necessidade de iluminação de cada espaço e, consequentemente, trazem impactos para o consumo de energia. Sempre que possível, dê preferência para os tons mais claros, pois refletem mais luminosidade e necessitam de menos iluminação.

5 – Faça a migração para o mercado livre de energia

Quanto a sua empresa demanda de energia por mês, em média? Se for a partir de 500 kW, ou seja, o valor mensal aproximado de R$45.000 na conta de luz ela pode ter o perfil necessário para ingressar no mercado livre de energia elétrica, que permite a compra de energia diretamente de empresas geradoras e/ou comercializadoras e negociar preços, prazos, volumes etc. Dessa forma, é possível uma economia de consumo de energia elétrica de até 30%. Para entender melhor como funciona essa modalidade e ainda obter um suporte totalmente online para realizar a migração, uma boa dica é a plataforma Energia+, serviço disponibilizado pela AES Brasil, que é uma das maiores companhias geradoras de energia do País e referência em fontes renováveis.

Clique aqui e saiba mais.

Fontes: www.jornalcontabil.com.br; www.grupomb.ind.br; www.itc.com.br ; www.cebds.org ; www.aesbrasil.com.br;