O que é a descarbonização e como começar essa jornada na sua empresa?

A necessidade de reduzir as emissões de gases do efeito estufa para frear as mudanças climáticas colocaram a economia em um caminho (felizmente) sem volta: o da descarbonização. Promover a eficiência energética e utilizar energias renováveis  torna o negócio mais sustentável, é positivo para sua imagem perante o mercado, atrai clientes e pode gerar economia a médio prazo. A meta é clara, mas como começar essa jornada na sua empresa?   

Passo 1: Avaliação das emissões
Em um primeiro momento, é importante fazer uma avaliação completa para identificar as principais fontes de emissão de CO2 e gases de efeito estufa da empresa e quais são os processos e atividades que contribuem significativamente para isso. Essa análise pode indicar, por exemplo, que parte importante das emissões é proveniente da gestão de resíduos ou do uso de energia. A partir dessa avaliação, a empresa saberá não apenas o perfil de emissões, mas também poderá estabelecer uma base sólida para a criação e implantação de planos de ação para a descarbonização.

Passo 2: Estabelecer metas
Em seguida é preciso estabelecer metas claras para a redução das emissões de carbono. É fundamental a definição de objetivos que possam ser alcançados levando em consideração os recursos disponíveis e as capacidades da empresa – e que estejam alinhados com sua visão de descarbonização a longo prazo. Ao estabelecer metas claras e reais, a empresa terá em mãos um roteiro para sua jornada de descarbonização e uma base para avaliar o progresso ao longo do tempo.

Passo 3: Implementação de medidas
Após a definição das metas, a etapa seguinte deve ser a implementação de medidas concretas para a redução de emissões. Isso pode envolver uma série de ações, como o investimento em fontes de energia renovável – solar e eólica, por exemplo –, a incorporação de tecnologias energéticas mais eficientes, a otimização dos processos de produção e a adoção de meios de transporte mais sustentáveis. A instalação de painéis solares na empresa e a substituição de veículos por modelos elétricos são exemplos de medidas que podem ser implantadas para reduzir as emissões de carbono. 

Passo 4: Monitoramento e relatórios de progresso
Após essa etapa de implementação de medidas de mitigação, vem o monitoramento e a elaboração de relatórios de progresso. É fundamental acompanhar  regularmente o avanço das metas estabelecidas. Isso deve incluir a coleta de dados detalhados sobre as emissões de carbono da empresa, o monitoramento do consumo de energia e a avaliação contínua do impacto das medidas implementadas. Por exemplo, pode ser feita a análise periódica do desempenho energético de instalações específicas ou da frota da empresa.

Tão importante quanto monitorar os avanços é informar os resultados – internamente na empresa e externamente para clientes, investidores e órgãos reguladores. Isso demonstra o compromisso da empresa com a descarbonização.

Passo 5: Engajamento

Por fim, o engajamento dos stakeholders deve ser incentivado pela empresa. De funcionários até clientes, passando por fornecedores e a comunidade local – todos podem ser envolvidos nesse processo de conscientização. É preciso, também, que isso seja reforçado por meio de treinamento dos funcionários e de parcerias com fornecedores comprometidos com as metas ambientais da empresa.

Essas etapas na jornada de descarbonização de uma empresa são fundamentais para que o processo se complete. O caminho parece longo, mas o destino será positivo não apenas para o meio ambiente e para garantir um futuro sustentável, mas também pode gerar uma série de benefícios econômicos e estratégicos.

Mercado de créditos de carbono

O mercado de crédito de carbono no Brasil ainda está se desenvolvendo e apresenta um potencial de crescimento significativo por várias razões, entre elas a vasta extensão territorial, a riqueza de recursos naturais e a biodiversidade. Além disso, o Brasil possui um grande potencial para projetos em áreas como reflorestamento, agricultura sustentável e energia renovável, fundamentais para a geração de créditos de carbono. O processo da jornada de descarbonização acaba se tornando um dos vetores para esse mercado, uma vez que, após realizado o processo e aplicadas as ações mapeadas na jornada, as emissões ainda remanescentes podem ser compensadas através da aquisição de créditos de carbono.

Um crédito de carbono é gerado a cada tonelada de CO2 que deixa de ser emitida ou que é capturada da atmosfera por uma empresa ou governo. Sua origem está relacionada aos esforços das economias mundiais, por meio da Organização das Nações Unidas, para conter o aquecimento global e outros impactos ambientais do crescimento industrial. Além de contribuir para uma economia mais sustentável, os créditos são um indicativo do investimento e da preocupação das empresas em frear o aquecimento global. 

Em 2022, a AES Brasil iniciou a comercialização de créditos de carbono com a venda de 465 mil créditos oriundos de fontes eólicas, o que gerou uma receita de cerca de US$ 2,2 milhões. A oferta faz parte do aprimoramento do nosso portfólio de produtos e serviços focados em sustentabilidade. Saiba mais sobre o mercado de créditos de carbono acessando nossa página. (link para LP de créditos de carbono)

Compromissos sustentáveis

A AES Brasil tem 25 anos de experiência no setor elétrico brasileiro produzindo energia 100% de fontes renováveis. Além disso, é referência no setor quando o assunto é ESG, sendo a única empresa da América Latina com pontuação “AAA” na classificação ESG do MSCI. 

O mesmo cuidado se reflete nas iniciativas para reduzir os impactos de sua atuação. Desde 2020, a corporação neutraliza, anualmente, as emissões de CO2 provenientes da sua produção. Em 2023, neutralizou 100% das emissões históricas de gases de efeito estufa – considerando todo o período de operações desde 1999.