Como sua empresa comprova que consome energia limpa?

Com os Renewable Energy Certificates (RECs) é possível garantir seu consumo proveniente de fontes renováveis

Os Certificados de Energia Renovável (RECs) são uma forma moderna, segura e prática de garantir para o mercado global que o consumo de energia de sua empresa é feito a partir de fontes hídricas, solares e eólicas.

Diante das metas de sustentabilidade, atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e certificações internacionais que garantem os melhores padrões de gestão sem emissão de gases causadores do efeito estufa, empresas de diversos segmentos podem contar  com a opção da compra do I-REC para garantir que suas operações estão consumindo energia 100% renovável.

Selecionamos abaixo algumas dúvidas comuns em relação à comercialização dos I-RECS para apoiar a transição energética de sua empresa.

Confira:

1. Por que minha empresa precisa adquirir certificados se já compra energia com a AES Brasil?

Os certificados são necessários para garantir que a energia consumida por sua empresa é proveniente de uma fonte renovável. Sem eles, sua empresa não tem como comprovar a procedência do MWh consumido.

2. Como minha empresa recebe os certificados de energia renovável?

Em forma de documento digital. No caso do I-REC Standard/REC Brazil, os certificados são gerados pelo Instituto Totum – representante do International REC Standard no Brasil. Já no caso do REC AES, a emissão é feita pela AES Brasil. Após esse processo, os certificados são enviados aos clientes pela nossa equipe.

3. Onde posso utilizar esses certificados?

Os RECs auxiliam no cumprimento das metas de sustentabilidade, já que permitem a compensação das emissões do Escopo 2 de gases de efeito estufa, provenientes da energia elétrica utilizada pela empresa. Assim, é possível utilizá-los nos protocolos de sustentabilidade. Além disso, eles podem ser usados para melhorar o posicionamento da marca, como um meio de mostrar o compromisso da empresa no processo de descarbonização.

4. O I-REC vale para outros países?

Sim, o I-REC é um certificado internacional. Porém, para os protocolos de sustentabilidade, há restrição quanto ao território ou a conexão da rede elétrica em que ele é adquirido.

5. I-REC de fonte eólica e solar é melhor que o de fonte hídrica?

Não há diferença entre os tipos de fonte quando falamos de I-REC. Os protocolos de sustentabilidade não fazem essa diferenciação.

Existe uma crença de que fonte hídrica não é renovável, algo que precisamos desconstruir.

6. Existe I-REC por submercado?

Não. Os I-RECs são válidos para o mercado em geral.Entre em contato com um especialista:  https://recaesbrasil.com.br/