Autoprodução de energia é tendência no Brasil

Início / Autoprodução de energia é tendência no Brasil

Gerar a própria energia vem se tornando tendência no mercado e uma possibilidade cada vez mais explorada por grandes empresas. Entre seus benefícios, destacam-se a economia com os gastos com energia, a contribuição com a expansão do parque gerador e a garantia de um suprimento energético proveniente de fonte renovável, impulsionando negócios que buscam redução de custos, previsibilidade de preços e sustentabilidade para seus negócios.

A autoprodução de energia é uma possibilidade assegurada ao consumidor que está no Mercado Livre de Energia (ACL), permitindo-lhe participar de empreendimentos de geração de energia elétrica a ser destinada para o consumo em seu próprio negócio. Como agente do ACL, a instalação que se beneficiará da condição de autoprodução deve estar conectada em média ou alta tensão (consumidor de grande porte).

Como o nome já diz, “autoprodução” é a modalidade em que o consumidor gera e consome sua própria energia, podendo substituir parte de sua demanda ou totalmente.

As principais vantagens desta modalidade são:

  • Previsibilidade de gastos – estimativa de gastos durante a validade do contrato e proteção contra a volatilidade dos preços do mercado;
  • Redução de custos – valores mais baixos do que o mercado por conta de negociação prévia em contratos de longo prazo;
  • Sustentabilidade – adquirir energia de fontes renováveis, diminuindo a pegada de carbono e colaborando com o cumprimento de metas de desenvolvimento sustentável e estratégias de ESG (Enviroment, Social and Governance)
  • Venda da energia excedente – a parcela da energia gerada e não consumida pode ser vendida no ACL

Além disso, a adesão a fontes limpas em contratos de longo prazo colabora com a construção de novos parques, movimentando a cadeia produtiva de energias renováveis, beneficiando a economia e a sociedade, e fomentando tecnologia e inovação.

O consumidor que opta pelo regime de autoprodução com fontes renováveis ainda tem alguns incentivos e descontos, como a redução de alguns encargos:

  • Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e a Conta Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia)
  • Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD) e das Tarifas de Uso dos Sistemas de Transmissão (TUST)
  • Encargo de Energia de Reserva (EER)

A AES Brasil conta com uma equipe de especialistas no assunto e pode auxiliar no processo de avaliar e identificar a melhor solução para sua demanda de energia. Entre em contato com um de nossos especialistas.


Referências:

https://panorama.comerc.com.br/o-que-e-autoproducao-de-energia
https://gridenergia.com.br/blog/fique-por-dentro-da-autoproducao-de-energia/
https://esferaenergia.com.br/blog/energia-incentivada/
https://blog-solucoes.engie.com.br/serie-agronegocio/migrar-para-o-mercado-livre-ou-produzir-sua-propria-energia/
https://blog-solucoes.engie.com.br/energia-solar/autoproducao-x-geracao-distribuida/