Consumidor, distribuidor, autoprodutor de energia e outros: quem é quem no Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia oferece uma alternativa ao modelo tradicional de comercialização de energia elétrica, o chamado mercado cativo ou mercado regulado. Diferentes agentes têm funções específicas e são essenciais para o funcionamento do Mercado Livre de Energia. Entre eles, destacam-se o consumidor, o distribuidor e o autoprodutor de energia. Mas você sabe quem é quem nesse cenário? Vamos descobrir o que faz cada um e quais são as suas responsabilidades.

Autoprodutor de Energia

O autoprodutor de energia produz eletricidade para consumo próprio, podendo utilizar fontes como solar, eólica, biomassa, entre outras. Esse agente pode ter economia ao reduzir a sua necessidade de compra de energia das distribuidoras de energia elétrica, diminuir custos com encargos e contribuir para a sustentabilidade ao optar por fontes renováveis. Em geral, são grandes empresas que se associam a geradoras de energia em um projeto de parque eólico ou solar, por exemplo. 

A escolha de fontes como solar e eólica permite que o autoprodutor tenha um impacto positivo direto na sustentabilidade ambiental. Gerar energia a partir dessas fontes renováveis diminui significativamente as emissões de gases de efeito estufa e reduz a dependência de combustíveis fósseis, contribuindo, assim, para a mitigação das mudanças climáticas e promovendo um desenvolvimento econômico mais sustentável.

Consumidor

O consumidor é a pessoa física ou jurídica que compra energia elétrica para uso próprio. No Mercado Livre de Energia, ele tem a liberdade de escolher seu fornecedor, negociando preços e condições mais favoráveis segundo o seu perfil de consumo.

No Mercado Livre de Energia existem os consumidores livres e especiais: 

  • Consumidor livre: geralmente são indústrias e empresas de maior porte que consomem grande quantidade de eletricidade, podendo escolher seu fornecedor e tipo de energia livremente.
  • Consumidor especial: são empresas de menor porte, que, no geral, precisam somar demandas contratadas de diversas unidades consumidoras para atingir 500 kW, e devem comprar energia de fontes renováveis.

Distribuidora

A distribuidora de energia elétrica é responsável pela entrega da eletricidade desde as redes de transmissão até o consumidor final. Ela atua como intermediária, e deve garantir que a energia chegue de forma contínua e com qualidade até as residências e empresas.

Entre as funções da distribuidora de energia elétrica estão: 

  • Manutenção da rede: cuidar da infraestrutura necessária para a distribuição de energia.
  • Gestão de clientes: atendimento e suporte aos consumidores finais, além de cobrança de tarifas pelo uso da rede.

O Mercado Livre de Energia é um complexo ecossistema, e entender quem é quem nesse mercado permite não apenas uma melhor negociação e gestão de energia, mas também a promoção de um ambiente mais sustentável e economicamente vantajoso para todos os envolvidos. Conheça agora os agentes que realizam e regulam a comercialização de energia nesse mercado:  

Comercializadores

Os comercializadores atuam como intermediários, que compram energia dos geradores e vendem aos consumidores livres e especiais. Eles são essenciais para promover a competitividade no setor elétrico. 

Geradores

São as empresas responsáveis pela geração de energia elétrica, podendo utilizar diferentes fontes. Algumas delas são:

  • Hidrelétrica: utiliza a força da água em movimento, geralmente em rios e barragens, para gerar eletricidade. É uma fonte renovável e uma das mais utilizadas no Brasil.
  • Térmica: gera eletricidade a partir da queima de combustíveis  como carvão, gás natural ou óleo, produzindo vapor que aciona turbinas.
  • Eólica: a força do vento faz girar turbinas e gerar eletricidade. É uma fonte limpa e renovável, com crescente participação na matriz energética brasileira.
  • Solar: converte a luz solar em eletricidade utilizando painéis fotovoltaicos ou concentra a energia solar para aquecer fluidos e gerar eletricidade em plantas termoelétricas solares.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

É a entidade responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). O ONS busca garantir a confiabilidade, segurança e eficiência do sistema elétrico brasileiro.

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

É a instituição que administra a comercialização de energia no Mercado Livre, garantindo a transparência e o cumprimento dos contratos. A CCEE também monitora e fiscaliza as operações nesse mercado para garantir o cumprimento das regras e regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, atua como mediadora na resolução de conflitos entre os participantes do mercado, oferecendo mecanismos de arbitragem e negociação.

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

A ANEEL é o órgão responsável pela regulamentação, supervisão e fiscalização do fornecimento e contratação de energia elétrica no Brasil. Ela atua para assegurar a qualidade e a continuidade do serviço de energia elétrica, estabelecendo normas e padrões para o setor, além de arbitrar conflitos entre agentes do mercado e consumidores. A agência é também responsável por definir as tarifas e os reajustes periódicos.

AES Brasil no Mercado Livre de Energia

Na AES Brasil, a partir de uma análise do perfil de consumo, da sazonalidade e da tarifa do uso da distribuição local, é possível desenhar contratos sob medida para as necessidades do consumidor. Também são definidas estratégias para a contratação de energia da forma mais eficiente e vantajosa para o tipo de negócio do cliente. 

A AES Brasil também oferece aos seus clientes a possibilidade de contratar energia já com certificados de energia renovável. Conhecidos como RECs, são documentos rastreáveis e comprovam para clientes, mercado e plataformas de certificação ambiental o uso de energia renovável pela empresa.

Sua empresa atende aos requisitos e tem interesse em migrar para o Mercado Livre de Energia? Acesse nossa página.