Abertura do Mercado Livre e “Open Energy”: a oportunidade começa nos dados
O setor de energia elétrica passou por uma transformação com a abertura do mercado livre e a chegada da open energy. A possibilidade de as empresas escolherem seus fornecedores de energia e negociarem preços livremente se tornou um grande benefício para o segmento.
Além disso, a open energy, que permite o controle mais preciso do consumo de energia em tempo real, é vista como uma solução importante aos clientes, que hoje não contam com essa exatidão e previsibilidade baseada em dados.
A portabilidade dos dados também é outro destaque dessa mudança no setor energético: com ela, é possível transferir informações entre diferentes sistemas de gestão de energia elétrica, permitindo uma visão mais ampla e integrada da situação energética das empresas. Como todo cenário baseado em tecnologia, o uso dos dados possibilita decisões mais precisas e eficientes em relação ao consumo de energia.
A concorrência e a inovação também são essenciais para a melhoria do setor elétrico. As empresas que souberem aproveitar as oportunidades que surgiram com a abertura do mercado livre e o uso da open energy estarão em vantagem competitiva em relação àquelas que não se adaptarem às mudanças já em andamento.
Por isso, a abertura do mercado livre e a chegada da open energy vieram para transformar de vez o setor energético, oferecendo às empresas a possibilidade de escolher seus fornecedores de energia elétrica e de negociarem preços livremente. A portabilidade dos dados e a transferência de informações entre diferentes sistemas de gestão de energia elétrica proporciona uma visão mais ampla e integrada da situação energética das empresas, garantindo diferenciais competitivos em termos de gestão.