É fácil? Descubra como migrar para o Mercado Livre de Energia
Agora, todas as empresas ligadas à alta tensão podem optar por comprar energia elétrica no ambiente de contratação livre – também chamado de Mercado Livre de Energia.
Quer escolher o seu fornecedor e ter liberdade para negociar preços e prazos? Aqui está um guia completo que vai ajudar você a migrar seu negócio da melhor forma – com mais vantagens e menos riscos.
Assista ao videocast Energia em Foco sobre como é migrar pro Mercado Livre de Energia:
O que é o Mercado Livre de Energia?
É um ambiente competitivo no qual as empresas têm liberdade de escolher o fornecedor de energia elétrica, negociar diretamente preços e prazos e fechar contratos mais flexíveis.
Quem pode migrar?
Todos os consumidores ligados à rede de alta tensão, também chamado de Grupo A. Se a demanda for menor do que 500 kW, o cliente precisa ser representado por um comercializador varejista na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que regulamenta as operações no Mercado Livre de Energia.
Qual o passo a passo para entrar no Mercado Livre de Energia?
O processo de migração para o Mercado Livre de Energia por empresas ligadas à alta tensão com consumo abaixo de 500 kW será feito por uma comercializadora escolhida pelo cliente. Após a contratação, é realizado um gerenciamento de gastos e definição de estratégia para contratação de energia. Caso opte pela AES Brasil, você poderá contar com todo o suporte no processo de migração, pois cuidamos da burocracia, representamos sua empresa na CCEE e gerenciamos o contrato de energia do seu negócio.
Lembre-se!
O apoio e a orientação de um comercializador são fundamentais para que a migração seja feita com mais facilidade e segurança.
Como consumidor, o que preciso fazer para migrar?
Todo o processo de adesão é feito pelo comercializador varejista, e o consumidor migra sem burocracia. O preço e a forma de reajuste anual são combinados entre quem fornece e quem consome. Ao decidir pela migração, a empresa deve informar a atual distribuidora de energia com no mínimo 6 meses de antecedência do encerramento do contrato.
“No início, assusta um pouco. São necessários muitos estudos e há muitas dúvidas. Se você não tiver uma empresa com uma estrutura técnica boa, de credibilidade, você fica em dúvida se os valores [de economia] que estão sendo mostrados são corretos. Mas, definido pela migração, o processo em si foi bem fácil, rápido e com todo apoio técnico, comercial e burocrático”
Valter Saka
Gerente de Manutenção Industrial da Sansuy S.A, cliente da AES Brasil no Mercado Livre de Energia
Ainda tem dúvidas? Acesse migremercadolivre.com.br