Segundo CCEE, Mercado tem 69 mil unidades consumidoras com capacidade para migrar para o Ambiente Livre de Contratação

Conforme dados apresentados pela vice-presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Talita Porto, o Brasil tem potencial de expandir a participação no Mercado Livre de 35% para cerca de 40% do mercado total do país.

Isso porque, atualmente  o mercado de energia elétrica no Brasil dispõe de 69 mil unidades consumidoras atendidas em alta tensão com carga superior a 0,5 MW que ainda não migraram para um ambiente livre.

“A abertura total do PL 414/21 amplia o Mercado Livre, trazendo mais players e oportunidades”, reforçou Talita, durante o Lefosse Energy Day realizado no final do mês de agosto. Atualmente, existem 10.384 consumidores no Mercado Livre no Brasil, e a partir de janeiro de 2024 qualquer consumidor de alta tensão poderá ser livre”, disse ela.

Talita ressalta alguns pontos que merecem atenção entre os desafios apresentados na contratação, são eles:  tratamento da medição, supridor de última instância, comercialização regulada e varejista, modelo de faturamento, desconto no fio e a CDE e sobrecontratação e contratos legados.

A executiva disse que a CCEE atuará como certificadora do Brasil para as energias renováveis ​​utilizadas na produção de hidrogênio verde. Segundo ela, “o hidrogênio verde é uma tecnologia que pode viabilizar o armazenamento e o transporte de energia no Brasil” e acrescenta, “ o interesse da CCEE é garantir a origem renovável dos insumos nesse processo produtivo.”

Referente a  geração distribuída, Talita afirma que o segmento continua em franca expansão. “Hoje, o marco legal da GD (Lei 14.300/2022)  é uma corrida para cadastro de unidades geradoras com benefícios que serão extinguidos conforme marco estabelecido na lei”, comenta. “Atualmente o país tem 1,3 milhão de unidades geradoras e uma capacidade instalada de 11,02 GW”.

E  conclui dizendo que a expansão da geração de energia será impulsionada pelo investimento em projetos de ACL. É fundamental conectar os consumidores com geração distribuída ao Mercado Livre.”

Fontes:

tps://megawhat.energy/news/147631/mercado-ainda-tem-69-mil-unidades-consumidoras-aptas-migrar-para-ambiente-livre-diz-cceehthttps://www.canalenergia.com.br/noticias/53223603/69-mil-unidades-consumidoras-podem-migrar-para-o-acl-aponta-ccee