5 dicas para reduzir as despesas da sua empresa
Claro que não é nenhuma novidade falar da necessidade de reduzir as despesas em uma empresa, premissa que deve ser adotada desde uma microempresa até pelas grandes corporações. E em um momento de desafios como este que estamos vivendo, a busca pela economia de gastos se torna ainda mais estratégica, já que, além de proteger o negócio contra riscos, permite que as empresas possam destinar mais recursos para investimentos, ganhando competitividade. Confira estas 5 dicas que selecionamos que poderão fazer toda a diferença na economia de gastos da sua empresa.
1 – De olho nos gastos com internet e telefone
Gastos com telefone e internet são essenciais e bastante estratégicos. Porém, vale checar se os planos que você está pagando são realmente adequados para o seu negócio. Qual tem sido o tempo de uso de fato das linhas telefônicas? E a velocidade da sua internet, será que tem necessidade de tamanha capacidade, dependendo do segmento da empresa? Compare as operadores e serviços disponíveis e negocie o plano mais adequado para o que o seu negócio realmente precisa.
2- Faça um bom controle do seu estoque
Dependendo do segmento do negócio, a falta de um controle efetivo de estoque pode provocar grandes prejuízos. Além da importância de contar com um setor de compras bem alinhado às reais necessidades da empresa, outro recurso importante é ter um bom software de controle de estoque. Se for viável, faça promoções para a queima de estoque, ou também avalie a possibilidade de vender para concorrentes.
3 – Certifique-se quanto ao regime de tributação
A quantidade de tributos e impostos pagos pelas empresas brasileiras não é brincadeira. Mas, o que talvez muitas empresas podem acabar “escorregando” é na hora de optar pelo regime de tributação. Por exemplo: é bastante comum que pequenas e médias empresas optem pelo Simples. No entanto, se essa modalidade não estiver realmente de acordo com o perfil da empresa, o que aparentava ser redução de custos pode se tornar, ao final, ainda mais prejuízos. Para auxiliar nessa orientação, busque um serviço de consultoria contábil de confiança.
4 – Negocie com fornecedores
Antes de sair buscando apressadamente fornecedores mais baratos, procure negociar inicialmente com os atuais. O preço é, sem dúvida, um fator importante, mas ele não pode ser avaliado isoladamente. Caso você troque algum serviço por outro de qualidade inferior, o barato pode sair muito caro ou até mesmo expor sua empresa a riscos.
5 – Busque soluções para economizar energia
Os gastos com energia elétrica estão entre os principais dentro de uma empresa e, dependendo do segmento do negócio, pode ser o principal. Por isso, buscar soluções para economizar o consumo de energia elétrica é uma das medidas mais estratégicas de qualquer empresa para a preservação da sua saúde financeira e ganho de competitividade.
Dentre alguns exemplos de soluções, podemos destacar algumas, como: trocar equipamentos por modelos mais novos, já que modelos mais antigos podem consumir mais energia; substituir lâmpadas incandescentes pelas do tipo LED, entre outros. Mas, você já pensou Na possibilidade de migrar para o mercado livre de energia? Nesta condição você pode comprar energia elétrica diretamente de geradoras ou comercializadoras, negociar preços, prazos, volumes, entre outras possibilidades, e economizar até 30% do consumo com energia elétrica.
Uma dica para entender melhor como fazer parte do Mercado Livre é acessar a página do Energia+, o serviço de e-commerce da AES Brasil, uma das maiores companhias geradoras de energia do País, em que você pode simular a sua economia e migrar com facilidade.
Fontes: www.aesbrasil.com.br; www.enotas.com; www.conube.com.br; www.contaazul.com