Renováveis crescem representatividade para 61% no ACL
Em franca expansão, o Mercado Livre de Energia já absorve 61% de toda a produção de usinas de geração de energia renovável especial, incluindo eólica, solar centralizada, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) no país. Segundo a Abraceel, a participação aumentou 11% nos últimos 12 meses, tendo a marca atingida em novembro/22.
As fontes solar centralizada e eólica são o destaque crescente de comercialização: atualmente, representam 57% e 48% respectivamente na geração mensal.
Já a importância do mercado livre de energia para comercializar a produção de novos empreendimentos cresceu ao longo do último ano, tendo o Ambiente de Contratação Livre (ACL), absorvido 33,3% a mais da geração renovável do país, ou seja 9,4 GW médios atuais contra 7 GW médios no período anterior.
O relatório da Abraceel também aponta que, no mesmo período, a produção das plantas fotovoltaicas centralizadas para consumidores livres cresceu 140,4% e a geração vinda dos aerogeradores teve um crescimento de 16,9%.