Aneel libera mais de 77 MW de renováveis para operação comercial no Nordeste

No último mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), liberou 77,8 MW das fontes eólica e solar fotovoltaica para operações comerciais. Publicados no Diário Oficial da União, os despachos fecharam o ano representando o crescimento de ambas as fontes na região.

Da carga liberada, o estado do Piauí representa 30,9 MW com fonte solar fotovoltaica. Já o estado da Bahia adiciona a fonte eólica aos despachos, sendo 4,5 MW da usina Ventos de São Januário, 11,4 MW da usina Ventos de Santa Eugênia e 31 MW da usina Tucano VII.

De acordo com o último Boletim Mensal de Energia (BEM), divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o acréscimo do uso de energias renováveis, como solar e eólica, representaram aumento de 2% no consumo de energia no país em relação a 2021. Além disso, as fontes renováveis passaram a representar 46,7% na matriz energética, enquanto o Consumo Final de Energia (CFE) aumentou em 1,6% no último período.

Fontes:

https://megawhat.energy/news/148847/aneel-libera-mais-de-77-mw-de-renovaveis-para-operacao-comercial-no-nordeste https://www.climatempo.com.br/noticia/2023/01/02/balanco-da-matriz-energetica-brasileira-em-2022-8899