Geração de energia renovável bateu recorde em 2022

No último ano, a geração de energia a partir de fontes renováveis chegou à marca recorde de 92% no país. O resultado, divulgado pela CCEE, aponta que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerada pelo SIN (Sistema Interligado Nacional), foi a maior da última década. Ao todo, foram gerados quase 62 mil MW médios por mês.

Entre os principais fatores, está o cenário hídrico climático favorável, que ampliou os reservatórios de águas devido à alta das chuvas e garantiu a expansão das energias movidas pelo vento e sol. As hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado, com 45.613 MW médio, as eólicas por 14,6%, com 9.066 MW médio e as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), solar e centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) somaram 11,8% ou 7.291 MW médios.

Já em relação às regiões, os três estados com maior crescimento foram: Mato Grosso, com aumento de 44 MW médio, São Paulo, com 219 MW médio, Tocantins, com 51 MW médio, seguido de Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas.

Para a CCEE, a reversão do cenário crítico de 2021 permite que o Brasil esteja atualmente em situação mais confortável para este ano. Outro ponto de destaque é a geração solar centralizada, com aumento de 64,3% em comparação ao ano anterior e 1,4 mil MW médios gerados. 

Fonte:

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/399707/brasil-bate-recorde-de-geracao-de-energia-renovave.htm

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/brasil-bate-recorde-em-geracao-de-energia-renovavel