Projeto leva água para consumo humano a comunidades no Rio Grande do Norte

Com o Programa AES Brasil Gera+, os projetos que levam água potável na região nordeste do país seguem avançando. Desde setembro de 2022, o projeto está com atuação na Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de ampliar a segurança hídrica nas regiões de atuação, com destaque para os municípios de Lajes e Fernando Pedrosa, ambos no RN. 

Com a perfuração de poços profundos, os projetos também têm como meta a construção de cisterna de placas, implantação de chafarizes e sistemas de bombeamento solar. Ao todo, 86 famílias são beneficiadas nesta frente e, no último 31/1, foram realizadas 20 entregas de cisternas na comunidade de Caraúbas, localizada em Lajes/RN.

Com  tecnologia social de baixo custo e com fácil acesso à água, as cisternas têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água provenientes da chuva. Suas entregas simbólicas contaram com a presença de representantes da AES Brasil e da Unipar, parceira do Complexo Eólico Cajuína, além das lideranças das comunidades envolvidas no projeto. As famílias beneficiadas também serão capacitadas para a utilização e manutenção do equipamento para uso eficiente da água no local semiárido. 

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, garantindo o acesso à água potável, direito humano fundamental para garantir boas condições de vida. 

Fonte:

https://adel.org.br/projeto-leva-agua-para-consumo-humano-a-comunidades-no-rio-grande-do-norte/#:~:text=Desde%20setembro%20de%202022%2C%20estamos,no%20Rio%20Grande%20do%20Norte