Conheça 5 vantagens do mercado livre de energia
Para uma empresa se manter competitiva e seguir sua trajetória de sucesso, especialmente neste momento de tantos desafios, ela precisa olhar para o seu financeiro com o máximo de rigor, buscando as melhores soluções para a redução de custos, o que inclui uma gestão eficiente dos gastos com energia. Para isso, já pensou nas vantagens que a migração para o mercado livre de energia pode trazer para o seu negócio? Abaixo, listamos 5 benefícios dessa modalidade para a sua empresa.
1 – Redução de custos:
Essa é, sem dúvida, uma das vantagens mais atrativas. Isso porque, devido à competitividade de valores nesse tipo de mercado, a redução de custos com energia pode chegar até 30%. No mercado cativo, ou seja, o modelo padrão de aquisição de energia pela concessionária local, essa possibilidade já não existe, e os custos ficam ainda mais vulneráveis porque dependem das tarifas estabelecidas pelo governo, de acordo com as mudanças de bandeiras tarifárias.
2 – Liberdade de escolha:
Se você é um empreendedor ou empreendedora mais jovem, não viveu a época em que se alugava linhas telefônicas e era uma verdadeira jornada conseguir uma linha própria. Hoje isso soa muito curioso, já que agora todos têm total liberdade de escolher o melhor plano de telefonia para a sua empresa e uso pessoal. Agora imagina ter essa mesma liberdade de escolher o fornecedor de energia para o negócio? Essa facilidade só pode ser encontrada no mercado livre de energia, ambiente no qual se negocia volumes, prazos, preços e outros detalhes.
3 – Demanda sob medida:
Os gastos com energia são os um dos principais custos de toda empresa, mas não significam que sejam similares para cada negócio, ao contrário! Cada um tem suas necessidades específicas de uso de energia, as quais podem variar quanto ao tempo, horários e períodos do ano de maior ou menor consumo. No mercado cativo, não há como alinhar essas diferenças de demanda, o que já é possível no mercado livre de energia. Portanto, você consegue contratar o volume de energia exatamente do jeito que a sua empresa precisa.
4 – Controle de orçamento:
No planejamento anual da sua empresa, é possível estabelecer uma série de metas para controle de custos. Mas, com relação aos gastos de energia, se estiver no mercado cativo, isso já não é tão previsível, pois os gastos variam de acordo com as mudanças das bandeiras tarifárias. Isso ocorre porque, em períodos mais secos nos País, há uma diminuição da capacidade de geração de energia pelas hidrelétricas e necessidade de acionamento das usinas térmicas, que são mais caras. É nesse momento que estão estabelecidas as bandeiras amarela e vermelha. Já no mercado livre de energia, os valores são estabelecidos por outras variantes e você consegue fazer um planejamento por todo um período de contrato.
5 – Tornar a sua empresa mais sustentável:
Já pensou no quanto agrega ao seu negócio, e às suas próprias expectativas de relacionamento com o mundo, garantir que a sua empresa consuma energia gerada de forma totalmente limpa, protegendo o meio ambiente? Pois essa é também uma das vantagens de fazer parte do mercado livre de energia de elétrica, que é comprar de geradores de fontes renováveis limpas, como Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH), eólica, solar ou biomassa.
Para entender melhor esses e outros benefícios da migração para o mercado livre de energia, acesse a página do Energia+, o e-commerce da AES Brasil, que é uma das maiores companhias geradoras de energia do País e referência em fontes renováveis. Lá, você encontrará todas as informações necessárias e ainda poderá fazer uma simulação de como fazer a migração. Vale a pena conferir!
Fontes: www.esferaenergia.com.br ; www.mercadolivredeenergia.com.br; www.aneel.gov.br