Como o Mercado Livre de Energia pode aumentar a competitividade da sua empresa
Entre as possibilidades oferecidas pelo Mercado Livre de Energia, estão duas vantagens que interessam a todas as empresas que querem crescer nos negócios: economia e competitividade.
A economia acontece devido ao poder de escolha do cliente no ambiente de contratação livre. Ter a liberdade de negociar preços, prazos e condições ajuda a fechar contratos sob medida para as necessidades de cada negócio. E os formatos de contrato dão maior previsibilidade aos custos que a empresa terá com energia.
As vantagens competitivas vêm da oportunidade de investir o dinheiro economizado em melhorias de processo, novos produtos e soluções. No Mercado Livre de Energia é possível, também, contratar energia de fontes 100% renováveis, contribuindo para as metas de sustentabilidade da empresa e melhorando sua reputação diante do mercado e dos investidores.
Assista ao episódio do videocast Energia em Foco sobre economia e competitividade no Mercado Livre de Energia:
Confira os diferenciais do Mercado Livre de Energia que tornam a sua empresa mais competitiva:
1 – Energia mais barata
A concorrência que existe no Mercado Livre de Energia faz com que comercializadoras e geradoras busquem constante inovação, criação de produtos e oferta de benefícios, o que contribui para que a energia tenha preços mais atrativos. Dependendo da região, a economia na fatura de energia das empresas que compram no mercado livre fica em torno de 35%.
2 – Previsão de custos
O preço da energia e o índice de reajuste anual são definidos em contrato após negociação entre o cliente e a comercializadora ou geradora de energia. Não existe a aplicação de bandeiras tarifárias e há menos encargos, o que evita as variações e revisões de tarifas comuns do mercado regulado – que tem um nível de previsibilidade mais baixo.
3 – Livre negociação
Escolher livremente quem vai fornecer a energia para a sua empresa e poder negociar as condições comerciais e os prazos permite ter um contrato sob medida para as necessidades do consumidor.
4 – Sustentabilidade
Além de escolher o fornecedor, os consumidores do mercado livre podem escolher o tipo de energia que irão contratar. Ao optar pelas fontes renováveis – como eólica, solar e hídrica –, a empresa reduz a emissão de gases de efeito estufa, impulsiona as metas de sustentabilidade e melhora sua reputação diante de clientes, sociedade e investidores.
Um futuro promissor
Até o final de novembro de 2023, o Brasil tinha cerca de 37 mil unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia, o que respondia por 37% do consumo total de eletricidade do país, conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Com a recente abertura para todas as empresas conectadas à alta tensão, a expectativa é que a competitividade no Mercado Livre de Energia cresça ainda mais. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos primeiros dias de janeiro, 13 mil consumidores já haviam solicitado a migração. Entre eles estão pequenas indústrias, supermercados, padarias, shoppings e hospitais.
Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Acesse nossa página