Brasil tem um crescimento significativo no mercado livre de energia
Segundo informações apresentadas pela Câmara de Comércio de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil vem apresentando um crescimento constante no Mercado Livre de Energia, atingindo uma média de 63 GW em maio de 2022, representando um aumento de 1,2% no consumo de energia elétrica comparado ao ano passado.
Para o CCEE, esse avanço é impulsionado principalmente pelo setor industrial e pelas grandes empresas, que respondem por cerca de 37% do consumo total do país. “O crescimento é um sinal de recuperação de importantes setores econômicos, principalmente serviços e exportações”, explica a entidade.
Devido às temperaturas mais baixas em estados como Mato Grosso do Sul (-6%), Pará (-4%) e Piauí (-3%), o mercado regulado teve uma queda de 1,3% em relação a maio de 2021, consumindo uma média de 40 GW.
Também em função do clima, a energia gerada através da fonte hidrelétrica aumentou 11,1% na comparação anual, resultando em uma redução de 37,2% no despacho de termelétricas.
A energia solar fotovoltaica e a eólica mantiveram seu ritmo de crescimento, com alta de 52,6% e 10,5%, respectivamente, em maio.
A CCEE destaca que há uma migração constante entre os Mercados Livre e Regulado, o que afeta os dados.
Link original: