Sua empresa pode se ver livre da bandeira tarifária? Descubra
A bandeira tarifária é um sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015 para indicar as condições ambientais para a geração de energia elétrica e como isso impacta no valor da conta de luz dos consumidores do mercado regulado – ou seja, de pessoas físicas e empresas que contratam energia com as distribuidoras locais.
Nesta classificação, as cores das bandeiras apontam qual será o custo da energia de acordo com as condições em que ela foi gerada. Por exemplo: em períodos de seca ou nos quais é necessário acionar as termelétricas, o consumidor pode ser surpreendido com a bandeira vermelha, que deixa a conta de energia mais cara.
Um dos principais contras deste sistema para os consumidores é a imprevisibilidade de custos com energia elétrica. Veja abaixo como funciona o sistema de bandeiras tarifárias em detalhes.
(aqui faremos uma arte com as cores de cada tarifa)
4 bandeiras
estabelecidas pela Aneel de acordo com as de condições ambientais para a geração de energia:
Verde – condições favoráveis de geração de energia elétrica. Não há acréscimo de valores na tarifa
Amarela – condições menos favoráveis. Acréscimo de R$ 0,01874 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido
Vermelha Patamar 1 – condições mais custosas. Acréscimo de R$ 0,03971 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido
Vermelha Patamar 2 – custo alto na geração. Acréscimo de R$ 0,09492 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido
(Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel)
Na realidade brasileira, com 51% da matriz elétrica nacional de usinas hidrelétricas, isso significa que a tarifa de energia varia de acordo com as condições dos reservatórios.
Durante períodos de seca e de diminuição na capacidade de geração, é preciso usar energia gerada pelas centrais termelétricas, que é mais cara. Nessas situações, a bandeira tarifária fica amarela ou vermelha, o que reflete em aumento no valor da conta de luz no fim do mês.
Estar sujeito às flutuações que o sistema enfrenta e não saber se a conta de luz virá mais alta por causa das bandeiras tarifárias já é um peso para os consumidores residenciais. E, para o empresário, traz incerteza quanto aos gastos com energia, portanto, menor capacidade de planejamento orçamentário e de investimentos.
A grande oportunidade que se abre em 2024 é que, para todas as empresas ligadas na alta tensão, existe uma forma do seu negócio ficar livre dessa cobrança. É passar a consumir no ambiente de contratação livre (ACL), ou Mercado Livre de Energia.
Conheça o Mercado Livre de Energia
Trata-se de uma opção para as empresas que querem ou precisam ter mais previsibilidade dos gastos com energia elétrica. No Mercado Livre de Energia, também conhecido como ambiente de contratação livre, a negociação é feita diretamente com as companhias geradoras e/ou comercializadoras.
É possível definir em contrato preços, prazos, volume de contratação, índice de reajuste anual e outros detalhes de acordo com as necessidades de cada negócio. Sem as variações de tarifa fica muito mais fácil prever os gastos por todo o período de contratação, que é negociado previamente.
O diretor Comercial da AES Brasil, José Carlos Reis, explica que vivemos um ótimo momento para a migração. “O valor está muito atrativo para compra de energia no mercado livre. O cliente tem a oportunidade de capturar o maior ganho possível com essa mudança.” A economia nos gastos com energia podem ficar em torno de 35%, dependendo da região onde a empresa está localizada. “Isso melhora o negócio e amplia sua competitividade”, aponta o executivo.
4 benefícios
do Mercado Livre de Energia
1 Menor preço
A concorrência estimula a oferta de energia a preços mais atrativos.
2 Previsão de custos
O preço da energia elétrica é predefinido na hora da contratação, assim como o índice de reajuste anual – que pode ser IPCA ou IGP-M, por exemplo. É um mercado com menos variações e maior previsibilidade.
3 Livre negociação
Cada empresa escolhe seu fornecedor e pode negociar diretamente as condições comerciais. Assim, os contratos ficam sob medida para a necessidade de consumo de cada tipo de negócio.
4 Sustentabilidade
Além de escolher o fornecedor, as empresas no mercado livre também escolhem o tipo de energia que querem contratar. Optar por fontes renováveis – como hídrica, eólica e solar – ajuda a impulsionar as metas de sustentabilidade e melhora a reputação da empresa diante de clientes, sociedade e investidores.
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