Mercado de carbono é aposta para empresas em 2023
A crescente busca por alternativas para a descarbonização de operações industriais emissoras de gases poluentes na atmosfera, somada à redução global da pegada de carbono, tem viabilizado novas oportunidades neste mercado. Segundo relatório publicado pela consultoria Wood Mackenzie em janeiro de 2023, a perspectiva passa a ser de expansão acelerada de projetos envolvendo captura de carbono, dado que o pipeline global já aumentou em mais de 50% no último ano.
Visada como alvo de investimentos, a captura de carbono deve receber aportes para desenvolvimento de tecnologia para contribuir com empresas que ainda são grandes emissoras de gases poluentes. Para avançar no armazenamento e captura de carbono, devem ser investidos em novos hubs de redução de CO2, novas fusões e aquisições de empresas voltadas a estes hubs, atualização de políticas governamentais para este setor e concentração do investimento em armazenamento.
A previsão, segundo o estudo, é que haja uma aceleração na quantidade de M&As voltados para este movimento de desenvolvimento de novas tecnologias no setor, originado em empresas desenvolvedoras de projetos em busca de capital, enquanto a compra deve ser de empresas que já têm a captura de carbono como estratégia, porém pouca carteira de projetos na área. Globalmente, é previsto que o setor gere um aumento das parcerias público-privadas, como realizado em projetos de grande escala na Europa.
Fonte: