Mercado Livre de Energia deverá continuar crescendo em 2023

Agentes do setor têm discutido que a estratégia para o futuro é manter o foco no cliente

Com estratégia centrada no cliente, o futuro do Ambiente de Contratação Livre (ACL) vem sendo amplamente debatido por agentes do setor, como realizado no 14º Encontro Anual do Mercado Livre, promovido em novembro de 2022 pelo Canal Energia. 

Independentemente do novo governo que assumirá a partir de janeiro do próximo ano, representantes da Abraceel já afirmam que o foco do Mercado Livre permanecerá na oferta de novas tecnologias e mais liberdade aos diversos perfis de consumidores de energia. Também é esperado que a abertura do mercado siga seu curso, visto que as práticas de mercado já apontam para essa tendência da busca do cliente por novas formas de consumo de energia, bem como novas experiências e modalidades de contratação.

Um dos caminhos para acelerar este futuro é uma definição de política pública adequada, para que o Tesouro Nacional disponha de recursos para esta mudança, sem gerar novas tarifas por meio da conta de energia. Outro ponto a ser endereçado é relacionado aos subsídios à Geração Distribuída, também a fim de não onerar consumidores que não são da GD.

Já em relação à transição, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) defende uma abertura gradual e contínua, para garantir a segurança e organização do processo junto às distribuidoras e demais envolvidos em um novo cenário de energia.

Fonte:

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53230673/abertura-do-mercado-devera-continuar-seu-caminho-em-2023