Energia solar: O Brasil ultrapassa 22 GW de potência instalada de energia solar e atinge uma nova marca histórica.
Nos últimos 150 dias, fonte chega a 1 GW de crescimento por mês
Durante o mês de novembro de 2022, o Brasil atingiu nova marca histórica de potência instalada de energia solar: ao todo, já são 22 GW provenientes de usinas de grande porte e sistemas próprios, como telhados, fachadas e pequenas propriedades. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o dado já é equivalente a 10,8% da capacidade elétrica do país, apontando um crescimento de 59,4% de janeiro a novembro de 2022, ano que iniciou com 13,8 GW.
Com um ritmo acelerado de crescimento , a fonte já é a terceira na matriz elétrica brasileira. O avanço expressivo, além de benéfico à ampliação das fontes de energia limpa no país, continua tornando o setor atrativo para novos investimentos.
Desde 2012, o total investido já soma R$ 114,2 bilhões, gerando R$ 35,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, além da geração de mais de 660 mil empregos. Outro fator relevante é a contribuição com a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera: até o momento, o Brasil evitou a emissão de 30,6 milhões de toneladas de CO2 de geração de eletricidade a partir de fontes não renováveis.
O avanço do suprimento energético reduz a pressão sobre a geração hidrelétrica, amplia a sustentabilidade no país e a competitividade das empresas que optam pela contratação de fontes renováveis para o abastecimento de suas operações.
Fonte:
https://www.spacemoney.com.br/geral/aes-brasil-aesb3-500-milhoes-dividendos/187498/