Desafios para ampliação da oferta de energia renovável no Brasil

O planejamento do Brasil divulgado para ampliar a oferta de energias renováveis, amplamente debatido durante a COP27 e representado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), reforçou o posicionamento nacional como o país da energia verde. Com potencial de geração de 700 GW na costa brasileira, novas políticas públicas vêm sendo criadas para acelerar essa realidade, que também apresenta seus desafios.

O licenciamento ambiental dos novos projetos é fator decisivo para o seu avanço. Com o avanço das resoluções normativas em projetos offshore, por exemplo, demanda-se avanços nessa área. O mercado europeu, por sua vez, já avançou no modelo por meio da regulação de áreas propícias para energia eólica e solar na União Europeia. Como boa parte dos aerogeradores são importados do continente, é importante considerar o fator como risco ao ritmo do crescimento previsto.

Também no quesito ambiental, o processo de licenciamento brasileiro demanda fluxos entre os estados e a ampliação do setor de energia limpa nos próximos anos demandará robustez dos órgãos públicos e ampliação da equipe técnica em órgãos ambientais. Contudo, os planos fomentam a economia e desenvolvimento, em especial com a instalação de novas fábricas nas regiões dos projetos offshore, como no estado do Rio Grande do Sul.

Para se tornar o país das energias verdes, o Brasil deve ter este olhar centrado tanto nos investimentos em novas tecnologias, quanto na regulação dos setores com potencial de crescimento, como o offshore, sendo o setor privado um agente importante nesse contexto, que pode contribuir com a aceleração de ambas as frentes.

Fonte:

https://www.otempo.com.br/opiniao/artigos/desafios-para-ampliacao-da-oferta-de-energia-renovavel-1.2795449