Brasil cresce 8 GW em capacidade de energia em 2022 com impulso de renováveis

Com crescimento de 8,23 GW de capacidade instalada de geração no Brasil em 2022, o país registrou o segundo maior crescimento anual desde a fundação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador responsável pela regulação e publicação dos dados de crescimento do mercado desde 2016.

Como previsto ao longo do último ano, o crescimento principal veio da fonte eólica, com 2,92 GW, seguido da solar, com 2,67 GW. Este avanço representa a geração centralizada de energia e não considera usinas de GD (geração distribuída), sendo estas as principais propulsoras da fonte solar no país. 

Em relação a outras fontes, como termelétrica a combustível fóssil, houve crescimento de 1,35 GW de potência de geração, enquanto as termelétricas a biomassa cresceram 904,9 MW. Já as centrais hidrelétricas representaram 374,6 MW do aumento.

O estado de Minas Gerais foi destaque no aumento, com 1,53 GW instalados, enquanto a região do Nordeste representou a maior parte da ampliação, com 4,5 GW e representando 55% do total do acréscimo do ano.

Fonte:

https://www.moneytimes.com.br/brasil-cresce-8-gw-em-capacidade-de-energia-em-2022-com-impulso-de-renovaveis-diz-aneel/