AES Brasil impulsiona desenvolvimento de comunidades no Nordeste
De olho no desenvolvimento das comunidades em que está inserida, por meio do Programa AES Brasil Gera+, a empresa atua nos eixos de proteção de direitos, educação, inclusão produtiva, empreendedorismo e segurança hídrica.
Na região do Complexo Eólico Alto Sertão II, localizado na Bahia, foi desenvolvido um projeto com foco no acesso à água, com a construção de reservatório para a comunidade de Contendas, em Pindaí, beneficiando 50 famílias. Além disso, por meio do projeto Cine Itinerante, moradores puderam ter momentos de lazer com filmes ao ar livre de forma gratuita, estimulando a cultura e a educação. O projeto também promoveu a reciclagem por meio de oficinas de stop motion (técnica para criação de personagens no processo de filmagem), para alunos de escolas públicas.
Na região baiana do município de Tucano, no entorno da construção do Complexo Eólico Tucano, o eixo “educação” do programa desenvolveu a reforma e adaptação de três espaços de uma creche. Foram doados mobiliários, playground, brinquedos, além da capacitação dos educadores, beneficiando 205 crianças.
Já nos próximos meses, o programa estará focado nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. No primeiro, será tratado o desenvolvimento do eixo inclusão produtiva e geração de renda, visando o fortalecimento da agricultura familiar, além do empreendedorismo feminino. Já no Rio Grande do Norte, as ações estarão voltadas para segurança hídrica e inclusão produtiva, cujos objetivos são o desenvolvimento local.
Fonte: