AES Brasil é líder na comercialização de I-RECs no país

A AES Brasil alcançou o primeiro lugar na emissão de I-RECs no Brasil em 2022 e o segundo lugar na emissão de RECs Brazil, de acordo com dados do Instituto Totum. A empresa tem nove empreendimentos habilitados para a emissão desses certificados (veja lista ao final do texto)

O I-REC, ou Certificado Internacional de Energia Renovável, é um sistema global que serve para comprovar que a energia elétrica consumida tem origem em uma fonte renovável. Assim, as empresas podem fazer uma escolha consciente de engajamento com a diminuição do impacto ambiental causado por fontes não renováveis de energia e auxiliar a  atingir suas metas de sustentabilidade. 

Os certificados da AES Brasil são emitidos e registrados na plataforma International REC Standard (I-REC). A certificação REC Brazil também assegura que a geração da energia atende a pelo menos cinco dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Coordenador de Comercialização e Soluções em Energia da AES Brasil, Thiago Sendon afirma que os I-RECs são “um segmento em plena expansão no mercado de energia 100% renovável”. 

“Em linha com a estratégia de contribuir para a descarbonização dos nossos clientes, estamos atentos às tendências e novas tecnologias e oferecemos instrumentos como os créditos de carbono e os I-RECs para auxiliar na neutralização de suas emissões de gases de efeito estufa”, diz Sendon. “A emissão de I-RECs desde 2017 comprova nosso perfil pioneiro na oferta de soluções sustentáveis. E é extremamente importante para a AES manter o protagonismo e liderança sobre o tema.”

Em 2021, a AES Brasil foi a empresa que mais emitiu I-RECs hídricos e, em 2022, a que mais emitiu I-RECs, também conforme verificação do Instituto Totum, emissor oficial dos certificados no Brasil.

Empreendimentos certificados

Entre os empreendimentos da AES Brasil que emitem I-REC estão: 

  • Usina Hidrelétrica Água Vermelha (SP); 
  • Sete parques dos Complexos Eólicos Ventus (RN) e Alto Sertão II (BA)
  • Um parque do Complexo Solar Ouroeste (SP).

Desses nove, sete emitem também o certificado REC Brazil.