AES Brasil e Alcoa assinam contrato de longo prazo com cotação em dólar
Com o prazo de 15 anos, o acordo prevê fornecimento de 150 MegaWatts (MW) [TNDP1] de energia renovável a partir de 2024.
AES Brasil anunciou a assinatura de um contrato de compra e venda de energia precificado em dólar com a fabricante de alumínio Alcoa. O prazo de 15 anos prevê o fornecimento de 150 megawatts (MW) médios a partir de 2024.
A AES Brasil poderá colocar a nova contratação no Complexo Eólico Cajuína (RN), sendo acrescentado 300 MW de capacidade instalada à planta, ou no portifólio hídrico.
Segundo as empresas, a contratação de energia está sendo viabilizada para a retomada de produção de alumínio de Alcoa no Maranhão, que estava suspensa desde 2015. O retorno foi anunciado pela companhia no mês de setembro e o início está previsto para o segundo trimestre de 2022.
Para a AES Brasil o modelo de contrato em dólar significa novas oportunidades de negócio uma vez que atende demanda recorrente dos clientes uma nova curva de crescimento.
Segundo Clarissa Sadock, presidente da AES Brasil, diz que:
“Criamos um produto inovador, com grande potencial de crescimento, a fim de endereçar um pedido antigo das empresas que têm receita vinculada ao dólar e gostariam de ter seus custos também atrelados à moeda.”
Já o presidente da Alcoa no Brasil, Otavio Carvalheira, afirma que a possibilidade de firmar contratos de energia em dólar poderá trazer “um enorme benefício” para futuras empresas com atuação global.
Link Original: