O que é powershoring, como funciona e quais as vantagens para o Brasil?

Powershoring é o nome de uma das tendências que estão se desenvolvendo em tempos de transição energética e mudanças climáticas. Trata-se da escolha das empresas por instalar indústrias em locais com alto potencial de energias renováveis, como eólica, solar e biomassa. Por ter essa característica, o Brasil deve atrair investimentos, gerar empregos e se beneficiar com esse processo – que faz parte da mudança profunda na forma como as empresas vêm lidando de maneira cada vez mais estratégica em relação ao consumo e negociação de energia. 

Para as indústrias, isso significa maior acesso à energia limpa e renovável com preços competitivos, redução nas emissões de carbono em seus processos e engajamento nas exigências ambientais feitas pelo mercado. 

Para o Brasil, além de mais investimentos em tecnologia e criação de empregos, isso representa o aumento das exportações e a valorização das cadeias produtivas do país. Por ter uma matriz elétrica predominantemente renovável, o Brasil pode liderar esse processo de powershoring, assim como lidera as iniciativas para combustíveis obtidos a partir da biomassa. Com investimentos e políticas favoráveis, o país também pode consolidar sua posição como potência sustentável no cenário internacional.

Oportunidades da neoindustrialização

As possibilidades para o Brasil, a América Latina e o Caribe nesse modelo de neoindustrialização são tão grandes, que o conceito de powershoring foi criado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) a partir da identificação dessa janela de oportunidades para a região. O CAF enxergou que esses países podem atrair, principalmente, indústrias que fazem uso intensivo de energia e que estejam interessadas no consumo de matrizes limpas e na descarbonização de seus processos.

Outro benefício é a formação de novos ecossistemas empresariais, que levem a avanços tecnológicos tanto na área da energia quanto em diversas outras. Além disso, o powershoring tem potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico em regiões menos favorecidas, onde a capacidade de produção de energia renovável é abundante. A instalação de indústrias nessas áreas não só cria empregos locais, mas também estimula o crescimento das comunidades, melhorando a infraestrutura e promovendo a inclusão social.

O conceito de powershoring anda lado a lado com estratégias de realocação das cadeias globais, como o reshoring, nearshoring e friendshoring (leia abaixo). Essas são iniciativas de reposicionamento das instalações produtivas, visando mitigar vulnerabilidades e fortalecer a resiliência dos países diante de crises, tendências que se intensificaram após a pandemia de Covid-19 e o conflito na Ucrânia.

Entenda algumas das tendências de neoindustrialização: 

Reshoring 

É o processo de retorno da produção de mercadorias ao país de origem da empresa. É o oposto do offshoring, que é o processo de fabricação de bens no exterior para tentar reduzir o custo da mão de obra e da fabricação.

Nearshoring 

É a estratégia das empresas de levar a produção para perto dos mercados onde seus produtos serão vendidos. Atualmente, o México é um grande exemplo de nearshoring, pois tem se tornado a principal escolha de empresas americanas que querem reduzir custos operacionais e de logística. Nos últimos anos, cerca de 80% da produção industrial do país têm como destino os EUA, segundo a Bloomberg Línea. 

Friendshoring

Refere-se ao encaminhamento das cadeias de abastecimento para países considerados política e economicamente seguros ou de baixo risco, para evitar perturbações no fluxo de negócios. É um movimento que ganhou relevância após a pandemia de Covid-19 e o início do conflito na Ucrânia.

Experiência em energia renovável 

Com 25 anos de atuação no setor elétrico brasileiro produzindo apenas energia de fontes renováveis, a AES Brasil mantém seu foco na contribuição para uma matriz energética sustentável, segura e com alta confiabilidade. Um dos propósitos da companhia é apoiar seus clientes na descarbonização de seus negócios, firmando parcerias com grandes empresas em modelos de autoprodução ou fornecimento de energia mais limpa de seus parques eólicos, solares e hidrelétricas por meio do Mercado Livre de Energia. 

Conheça mais sobre nossas soluções em sustentabilidade. Acesse: 

Créditos de carbono 

Mercado Livre de Energia 

Certificados de Energia Renovável