AES Brasil é autorizada a desenvolver solares sob o regime de produção independente
AES Brasil é autorizada a desenvolver solares sob o regime de produção independente
No mês de abril, a ANEEL concedeu à AES Brasil a autorização para a implantação de quatro usinas solares fotovoltaicas sob o regime de produção independente de energia (PIE). Os novos projetos têm prazo de outorga de 35 anos e estão concentrados nos estados do Ceará, Piauí, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
No município de Caetité, no Ceará, foram autorizadas as UFVs Flor do Sertão 1, Flor do Sertão 2, Flor do Sertão 3 e Flor do Sertão 10. Juntas, as usinas somam 122,5 MW de potência instalada. Em Janaúba, Minas Gerais, foram autorizadas a implantação e exploração das usinas solares São Francisco IV e UFV São Francisco V, que somam 58,7 MW de potência instalada. Já em Ribeiro Gonçalves, no Piauí, foi autorizada a UFV São Miguel XII, de 30 MW. Por fim, a UTE Amandina III, de 30 MW, também recebeu aval do regime de produção no município de Ivinhema, Mato Grosso do Sul.
A autorização permite que a energia renovável gerada a partir destas unidades seja oferecida no Mercado Livre, além de contribuir diretamente para a redução de emissão dos gases de efeito estufa, a partir do contínuo aumento da oferta de energia renovável no país.